domingo, 13 de abril de 2014

Receita para a Páscoa - Bacalhau à Provençal

Tenho sangue português pelo lado da minha avó materna. Ela contava tantos casos sérios e engraçados,que embora tenha nos deixado há tantos anos, até hoje quando nós, os netos, nos reunimos lembramos dela. Era uma mulher séria, que lia muito e não gostava de trabalhos domésticos.Gostava era dos seus livros e dos seus bordados.Minha mãe saiu a ela. Vovó sempre dizia que eu era a mais portuguesa da família. Ela achava incrível o meu paladar português. Sou mesmo apaixonada por nossa Portugal. Sempre que posso, estou lá. Na Páscoa e no Natal, sinto mais saudades da minha avó e da terrinha. A receita de hoje, é da tia da minha avó, tia Francelina, que infelizmente, não conheci, mas, se fala tanto o nome desta tia, que parece que todos nós convivemos com ela. Deixou um caderno de receitas, que veio parar nas minhas mãos e que às vezes, precisa-se traduzir,pois é escrito em um português bem diferente do nosso. Minha filha já se apossou dele e é a que normalmente  traduz para mim. Espero que gostem.

Ingredientes:
-1/4 xícara(chá) de azeite de oliva.
-1 cebola grande picada bem fininha.
-1 pimentão verde picado bem fininho.
-4 dentes de alho picado.
-1 colher (chá) de anchova.
-1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas.
-1/4 colher (chá) de semente de erva-doce.
-8 postas de bacalhau.
-4 tomates cortados em cubos.
-Sal e pimenta-do-reino à gosto.
-1/2 xícara (chá) de purê de tomates.
-1 xícara (chá) de vinho seco.
-Salsa picada a gosto.

Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno a 150 graus.
Numa frigideira,aqueça metade do azeite. Adicione a cebola,o alho e o pimentão.Cozinhe até as cebolas ficarem transparentes. Adicione a anchova,as azeitonas e as sementes.
Unte uma assadeira.Coloque 4 postas do bacalhau. Coloque por cima o refogado.Adicione o restante das postas e do refogado.Adicione os tomates e regue com o restante do azeite.Tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto.Misture o purê de tomates com o vinho e jogue em cima do bacalhau.
Asse por 20 minutos.
Antes de servir,decore  com a salsa .



0 comentários:

Postar um comentário